qualidade de vida

9 Dicas Úteis e Fáceis para Você Aumentar sua Produtividade

A Era do Conhecimento trouxe, além do acesso fácil às informações, a dificuldade em manter ou aumentar sua produtividade. Somando a isso a “necessidade” de estarmos conectados o tempo todo, temos uma tragédia no que diz respeito a produtividade, já que, com tantos estímulos, fica difícil manter a concentração e o foco no que é realmente importante.

Você é daquelas pessoas que senta no computador determinado a terminar (ou começar) aquele relatório importante para seu chefe e depois de cinco minutos já está indo checar o Facebook ou o email? Se identificou com o perfil?

A consequência direta disso é a procrastinação, que leva a perder metas e prazos e acaba com suas horas de folga ou, em casos extremos, com a sua demissão. Portanto, se você sofre com a baixa produtividade, confira essas dicas simples e eficientes para aumentar o seu foco e conseguir se concentrar nas tarefas do dia a dia.

1) Durma bem

Geralmente uma noite mal dormida deixa as pessoas distraídas (e cansadas e mal-humoradas). A falta de um sono adequado faz com que você se desconcentre mais facilmente. A quantidade de horas de sono consideradas necessárias para repor as energias varia em cada pessoa. Você precisa descobrir qual é a sua quantidade de sono ideal (e praticá-la).

Além disso, cochilos de 10 a 20 minutos durante o dia também podem ajudar a te dar mais disposição e aumentar o seu foco (só não deixe seu chefe perceber…).

Mantenha sua alimentação saudável

Se você não parou para pensar ainda a respeito, mas deseja melhorar neste quesito, aqui estão algumas dicas nutricionais simples e eficazes:

Beba água: muitos não pensam sobre a importância de beber água enquanto estamos no trabalho. Mas, a desidratação pode fazer com que você se sinta cansado, irritado, lento ou mesmo doente. Quando o cérebro não tem fluído o suficiente, ele não pode operar com desempenho máximo. Manter-se hidratado é uma maneira fácil de ajudar a melhorar a sua concentração durante o dia.

Coma pequenas porções: é muito mais difícil se concentrar quando você está com fome…e quando está empaturrado também. Coma menos nas refeições principais e mantenha lanches saudáveis em sua mesa como amêndoas, bolachas integrais, frutas frescas e vegetais crus.

3) Conheça o seu ritmo

Você é um ser humano e não um robô (mesmo que a sua empresa insista em dizer o contrário). E cada pessoa tem um ritmo de trabalho diferente. Algumas pessoas realizam melhor tarefas intelectuais na parte da manhã, outras a noite.

Procure, na medida do possível, adequar seu trabalho ao seu ritmo. Se você se sente um zumbi do seriado The Walking Dead após o almoço, procure deixar as tarefas operacionais, que não necessitam pensar muito, para esse período do dia. E faça as tarefas mais complexas quando estiver mais alerta.

4) Crie um sistema de recompensas

Você alcançará mais produtividade se dividir o trabalho em blocos de tempo, com pequenos intervalos. Por exemplo, você pode trabalhar direto durante uma hora e fazer um “recreio” de 10 minutos. E aproveitar para usufruir de “pequenas recompensas” tipo uma olhada no facebook ou uma xícara de café.

Pode parecer estranho, mas é mais fácil se concentrar no trabalho sabendo que em pouco tempo você poderá “escapar” para fazer algo prazeroso. Acredite, é motivador. Existe uma técnica específica que pode te ajudar: a técnica pomodoro.

 5) Levante-se e mova-se

Quem trabalha sentado durante a maior parte do dia ou realiza movimentos repetitivos, tem que manter o hábito de mexer o corpo. Como? Através do alongamento! Programe-se para a cada hora fazer um intervalo de alguns minutos para alongar-se.

O alongamento em si só proporciona uma melhora em todas as funções do organismo, ativando a circulação sanguínea e, consequentemente, todos os órgãos vitais do nosso corpo. Além disso, ele diminui o estresse, melhora a postura, diminui a tensão, aumenta a oxigenação dos tecidos e melhora a respiração. E, por tabela, te mantém concentrado e produtivo 😉

6) Planeje sua semana

Habitue-se a planejar sua semana. Você pode organizar uma agenda preenchendo os horários com as tarefas que serão realizadas em cada dia. Imprima e deixe em um lugar bem visível. Isso vai te ajudar a não se perder no meio das diversas tarefas que fazemos diariamente, nem se esquecer daquela reunião importante com os fornecedores, por exemplo.

A dica é fazer uma lista de tarefas por ordem de prioridade para conseguir se focar e se manter organizado no dia a dia. Você pode aprender mais sobre isso neste artigo.

7) Prepare o ambiente

Seu ambiente de trabalho desempenha um grande papel em sua capacidade de concentração. Quanto mais confortável e acolhedor o ambiente for, maior a chance de você conseguir se concentrar. Tenha certeza de que a sua cadeira e mesa estão na altura certa para que você possa trabalhar confortavelmente. Se a cadeira for muito alta ou sua mesa é muito baixo, você ficará desconfortável, e isso pode ser um motivo (ou desculpa) para se levantar e ir embora.

Outra coisa que pode ser fonte de distração ou perda de tempo é uma mesa bagunçada. E tudo bem se você é do tipo “na minha bagunça eu me acho” ou pratica a “bagunça organizada”. Cada um tem um estilo de trabalho. O importante é você achar rápido aquele papel que o seu chefe está pedindo urgente ou aqueles gráficos que você imprimiu na semana passada. Portanto, busque, dentro da sua forma de se organizar, maneiras de otimizar a busca de papéis e informações.

8) Evite as distrações

O que faz com que muitas pessoas se dispersem é o fato de terem consigo coisas que possam distraí-las.

Um exemplo disso é o celular. Pessoas inquietas e com alto poder de dispersão rapidamente acabam perdendo o foco e caem na tentação de mexer no Whatsapp, por exemplo. Ou nas outras 355 abas do navegador que estão abertas.

Desligue isso tudo. Deixe aberto apenas os documentos que irá precisar. Feche o navegador e o programa de email. Se você tem que trabalhar com o navegador aberto, tenha certeza que nenhuma janela ou aba está aberta…. a não ser as que você realmente precisa.

Desligue todas as notificações. É impossível tentar focar enquanto fica um bip ou algo pipocando pela tela pra te avisar que chegou um email, tweet ou atualização no Facebook. Em último caso e se não for precisar dela, desligue a Internet. Puxe o cabo de sua conexão, desligue seu roteador ou, melhor, vá para um lugar onde não tem Internet (sim, eles existem ainda).

9) Ouça música

Ok, essa dica não é para todos. Eu mesmo prefiro trabalhar em silêncio. Mas muitas pessoas gostam de ouvir música para isolar os sons do ambiente enquanto trabalham. Se esse for o seu caso, prefira música instrumental caso esteja realizando alguma tarefa que envolve linguagem, como textos ou leitura. Ouvir músicas com letras é entendido pelo cérebro como uma atividade verbal e pode atrapalhar o seu trabalho.

Você está se sentido perdido, sem saber que rumo tomar na sua vida profissional? Quer um passo a passo para planejar sua mudança de carreira de forma estruturada e segura? Baixe gratuitamente o E-Book “Como Planejar Sua Mudança de Carreira Sem Stress”

Bom, espero que o artigo tenha sido útil para você. tenha em mente que nenhuma dica de produtividade vai resolver se você não souber exatamente qual o objetivo final do seu trabalho. Tenha claro esse objetivo e divida-o em metas que devem ser cumpridas para que ele seja alcançado. Essa clareza dá forças e motivação nas horas de dificuldade (ou seja, quando você pensa em abandonar o trabalho e procrastinar).

Leave a comment